Notícias


NOc Prof. Luiz Carlos

Visita técnica do Navio Professor Luiz Carlos a Ilha Grande 


 Navio Professor Luiz Carlos 

O Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos, da Uerj, está em operação desde janeiro de 2020.

Nele são feitos estudos sobre os ecossistemas costeiros, a poluição nas baías de Guanabara e da Ilha Grande; o impacto da exploração de petróleo e gás; educação ambiental, entre outros temas.


A Oceanografia Biológica em atividade e aula no laboratório flutuante do DOB


Programa Café com Reitor


Aula inaugural Faculdade de Oceanografia

Apresentação do Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos aos alunos do curso de graduação e pós-graduação em Oceanografia


Trote Ecológico 2023/1  

Nos dias 15 e 16 de maio, ocorreu o Trote Ecológico para os novos alunos do curso de Oceanografia 2023/1 da UERJ a bordo do NOc Professor Luiz Carlos, com o intuito de apresentar a rotina de mar em uma embarcação de pesquisa, coleta de dados e amostras. 


UNIMAR realiza curso de Gestão e Liderança de Equipes Portuárias em parceria com DOCAS RJ.

O Curso é parte de um projeto amplo que irá abranger várias ações com destaque a capacitação técnica, educação e monitoramento ambiental para o setor portuário nas Baías do Estado do Rio de Janeiro. 


Pescadores de Paquetá participam hoje da I Oficina de confecção e manutenção de redes. A oficina tem por objetivo promover a divulgação e propagação dessa arte tão importante na vida dos pescadores artesanais.

A arte de confecção e manutenção de redes de pesca tem um papel fundamental na preservação da história das comunidades tradicionais da pesca. Atualmente e segundo os dados obtidos no diagnóstico socioambiental, das comunidades pesqueiras do estado, poucos são os pescadores que dominam essa arte. Pensando nisso e na possibilidade de economia e geração de renda extra para os pescadores, a UNIMAR está oferecendo oficinas de confecção e manutenção de redes de pesca no âmbito do projeto "Núcleo de pesquisas oceanográficas e apoio às colônias de pescadores do Estado do Rio de Janeiro"


As amostragens populacionais de tartarugas marinhas são realizadas através de capturas intencionais para avaliação do estado de saúde dos animais. Já são cerca de 150 animais acompanhados pelo programa, sendo mais da metade destes animais, em recapturas sequenciais.

A captura, coleta e o transporte de material biológico necessários à realização do Programa Tartaruga Viva são autorizados pela Abio nº 142/2022 RET nº1/2022(Processo IBAMA nº 02001.003272/2011-48).


UNIMAR realiza oficinas de capacitação de pescadores artesanais em confecção de biojoias em Paqueta.

A oficina foi realizada nos dias 8,9 e 10 de agosto seguindo demandas apontadas no diagnóstico socioambiental realizado no âmbito do projeto Núcleo de pesquisas oceanográficas e apoio às colônias de pescadores do estado do Rio de Janeiro. 


Semana de atividades de triagem de material biológico no laboratório da UNIMAR

Leitura galopante

Plantar Paquetá

Casa de Artes

Cavalos do Mar



UNIMAR realizará ciclo de atividades em comemoração a Semana de Meio Ambiente em Paqueta. O evento acontecerá de 5 a 7 de junho na Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo.

A 🌊 Universidade do Mar (UniMAR) promoverá junto à Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo, em Paquetá, a 1ª Semana de Meio Ambiente. Haverá exposição dos Projetos, palestras, jogos e muita conversa para promover a Cultura Oceânica, a Educação Ambiental em ecossistemas costeiros e a Divulgação Científica do conhecimento produzido na Faculdade de Oceanografia. Estreitar os laços entre a Educação Básica e a Superior é estimular a democratização do conhecimento e a ocupação dos espaços acadêmicos pela Sociedade. O evento de extensão acontecrá entre os dia 5 e 7 de junho de 2023 na Escola M. Joaquim Manoel de Macedo. Quer saber mais? Acesse nossas redes sociais!


Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a UNIMAR realizou hoje, em Paquetá, atividades dos projetos "Botos da Baía de Guanabara" e "Apresentando a Maricultura para Jovens".

A participação dos alunos da Escola Municipal Joaquim Manoel de Macedo teve um papel fundamental no sucesso do evento.


UNIMAR realizará nos dias 10 e 11 de julho a 1ª oficina de capacitação de pescadores no âmbito do projeto "Núcleo de pesquisas oceanográficas e apoio às colônias de pescadores do Estado do Rio de Janeiro".

A oficina será direcionada a confecção e manutenção de redes de pesca e foi definida por demandas apontadas no diagnóstico socioambiental realizado no segundo semestre de 2022

As inscrições serão realizadas junto a Associação de Pescadores do Arquipélago de Paquetá


De volta ao mar: tartarugas são devolvidas ao oceano após reabilitação


Terça-feira retomamos nossa agenda de reuniões preparatórias com o grupo de pesquisadores e professores. Lembrando sempre que as reuniões são abertas. Nos encontramos amanhã!


Produção de vieiras avança no Laboratório de Pesquisa e Produção em Maricultura Sustentável

Uma nova larvicultura de Nodipecten nodosus esta sendo concluída no Laboratório de Pesquisa e Produção em Maricultura Sustentável. O laboratório situado na Ilha Grande é responsável pela produção de organismos marinhos para maricultura da região. Dentre estes a produção de matéria prima para obtenção de biofarmacos para pesquisa de utilização anti metastática em casos de câncer em humanos. 


UNIMAR realiza oficinas de capacitação de pescadores artesanais na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Nos dias 31de julho a 4 de agosto foram realizadas oficinas de capacitação de pescadores artesanais na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro nas localidades de Araruama, Saquarema e Iguaba Grande.

As oficinas são resultantes de demandas levantadas no diagnóstico socioambiental realizado no âmbito do projeto Núcleo de pesquisas oceanográficas e apoio às colônias de pescadores do estado do Rio de Janeiro

Foram capacitadas 50 pessoas sendo 28 mulheres ligadas a pesca artesanal. A capacitação envolve a arte de confecção e manutenção de redes de pesca e a arte de confecção de biojoias a partir de resíduos da pesca.

A relevância da ação pode ser comprovada nos depoimentos relatados

pelos presidentes das entidades pesqueiras.


Atividades de ensino a bordo do navio



Dando continuidade as suas ações a UNIMAR retorna a Paquetá para dar suporte aos pescadores que buscam apoio para obtenção do Registro Geral da Pesca (RGP). 

Nos dias 18 e 19 de maio a UNIMAR retornou a Paquetá no âmbito do projeto "Apoio as entidades pesqueiras do Estado do Rio de Janeiro" visando auxiliar os pescadores na obtenção do Registro Geral da Pesca.

No estado do Rio de Janeiro já foram realizados 534 atendimentos em 5 entidades pesqueiras (Paquetá, Saquarema, Araruama, APEITA e APELT). Foram emitidas 94 carteiras de pescadores e gerados 84 protocolos de encaminhamento, estando os demais em fase de entrega de documentação ou resolução de pendências.

Os atendimentos as demais entidades pesqueiras que solicitaram auxílio para O RGP estão em fase de agendamento.


Próximas ações do projeto "Apoio as entidades pesqueiras do Estado do Rio de Janeiro"


Mais um projeto UNIMAR realiza ações em comemoração a Semana de Meuo Ambiente. O Programa Tartaruga Viva realizou no dia 12 de junho uma palestra sobre monitoramento de tartarugas marinhas em área de influência de usinas nucleares.


UNIMAR realiza mais uma ação em Paquetá para os pesadores. Mais um ciclo de atividades de auxílio ao Registro Geral da Pesca. 

O atendimento esta sendo realizado nos dias 14 e 15 de junho na associação de Moradores - MORENA e tem por finalidade auxiliar os pescadores de Paquetá nas questões do RGP.


Agenda de oficinas de capacitação em Paquetá


Programa Universidade do Mar participa das Reuniões Preparatórias para Revisão do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Tamoios - Esec.  Ilha Grande- Rio de Janeiro


Programa Universidade do Mar presente nas reuniões prepatorias para a revisão do Plano de manejo da Estação Ecológica de Tamoios- Baia da Ilha Grande


No dia 15 de junho o Laboratório de Pesquisa e Produção em Maricultura Sustentável recebeu a visita de 62 alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Eleva - Rio de Janeiro. 

Na oportunidade os alunos conheceram o processo de reprodução e cultivo das vieiras e a importância desse processo para a maricultura da Baía de Ilha Grande. 


UNIMAR PARTICIPA DE GREEN RIO EDIÇÃO 2023


UNIMAR realiza treinamento de equipe do Núcleo de Pesca para ações de auxílio aos pescadores para Registro Geral da Pesca


UNIMAR realiza oficina de capacitação em primeiros socorros a motores a diesel para pescadores artesanais de Paquetá