Sustentabilidade e criatividade: oficina de reaproveitamento de resíduos de pesca na Colônia Z-15

27/11/2024

O reaproveitamento de resíduos como ferramenta de transformação e empoderamento foi o foco da oficina realizada nos dias 23 e 24 de novembro na Colônia Z-15, em Sepetiba. Promovida pelo Programa Universidade do Mar (UNIMAR), da Faculdade de Oceanografia da UERJ, a oficina faz parte do projeto "Núcleo de Apoio às Colônias de Pesca Artesanais" e é uma iniciativa que une sustentabilidade, capacitação e economia criativa.

Promovida pelo Programa Universidade do Mar (UNIMAR), da Faculdade de Oceanografia da UERJ, a oficina faz parte do projeto "Núcleo de Apoio às Colônias de Pesca Artesanais" e é uma iniciativa que une sustentabilidade, capacitação e economia criativa.

Primeiro Dia: Biojoias a partir de escamas de peixe

No primeiro dia, os participantes foram apresentados aos materiais e técnicas para a produção de colares e brincos com escamas de peixe e miçangas.

Segundo Dia: Tingimento e artesanatos criativos

O segundo dia foi dedicado a técnicas de higienização e tingimento das escamas de peixe, utilizando tintas naturais e artificiais. 

Essas oficinas promovem mais do que aprendizado técnico: elas fomentam a consciência ambiental, a valorização das comunidades litorâneas e a geração de renda sustentável. Todos os materiais necessários foram fornecidos pelo projeto, garantindo acessibilidade, e os produtos finais permaneceram com os participantes, fortalecendo o senso de pertencimento e autoria.

A UNIMAR segue comprometida com o desenvolvimento das comunidades pesqueiras e a preservação do meio ambiente. A oficina de reaproveitamento de resíduos é apenas uma das muitas ações que integram o projeto "Núcleo de Apoio às Colônias de Pesca Artesanais".