A Volta de Cacau ao Oceano!

10/03/2025

No dia 17 de fevereiro, a equipe do Programa Tartaruga Viva foi acionada para resgatar uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) encontrada na área de abrangência do programa. O animal, um juvenil, apresentava um score corporal magro, grande quantidade de epibiontes (algas e cracas) e um comportamento apático. Tudo indicava que a tartaruga havia passado por um episódio de afogamento, o que comprometeu sua saúde e mobilidade.

A interação com a comunidade é fundamental para o trabalho, pois ajuda a disseminar a importância da conservação das tartarugas marinhas e o impacto das atividades humanas sobre elas e a divulgar o número 0800 para resgate de tartarugas marinhas na área de abrangência do programa.

Ao longo dos dias, Cacau apresentou uma melhora significativa. Sua apatia inicial deu lugar a uma natação mais ativa e uma resposta positiva à alimentação.Com o acompanhamento da equipe, foi possível constatar que ela estava pronta para retornar ao seu habitat natural.

Finalmente, no dia 28 de fevereiro, ocorreu o tão aguardado momento da soltura. Com a presença da equipe e de alguns membros da comunidade, Cacau foi devolvida ao mar, renovada e pronta para continuar sua jornada nos oceanos.Histórias como a de Cacau destacam a importância dos esforços de conservação e da pronta resposta a resgates. Cada animal reabilitado representa um avanço na preservação das tartarugas marinhas e na conscientização sobre a necessidade de proteger os oceanos.